NOTÍCIA: Inicia o segundo curso de empreendedorismo solidário deste ano.
9/9/2011

O curso é desenvolvido pelo projeto Escola de Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social.

 

Trezentos e 20 alunos foram divididos em 10 escolas de Santarém, sendo uma turma em cada bairro.

 

 As turmas funcionam nas escolas Aderbal Caetano Corrêa, Rotary, Olindo Neves, Hilda Mota, Mario Imbiriba, Rosineide Fonseca, Brigadeiro Eduardo Gomes, Fernando Guilhon, Maria Amália e Aldo Ferreira.

 

 O curso beneficia futuros empreendedores dos bairros Nova República, Uruará, Aeroporto Velho, Diamantino, Maracanã, Santana, Caranazal, Interventoria, Mapirí e Alvorada.

 

 O curso iniciou na noite de ontem. Durante três meses os alunos irão aprender técnicas de Economia Solidária para desenvolver o empreendimento ou a Cooperativa.

 

 Os temas abordados são: Visão Geral de Economia Solidária e  Filosofia do projeto Econsol; Cooperativismo e Associativismo, Gestão de Pequenos Negócios, Gestão de Marketing...

 

e também Controle Financeiro, Noções de Legislação e Tributação e Plano de Negócios.

 

O curso é voltado àquelas pessoas que possuem poucas condições financeiras para fazer cursos profissionalizantes e que têm ou pretendem iniciar um   empreendimento individual, ou cooperativa.

 

 Após os três meses de curso a coordenação do projeto realiza a incubação dos empreendimentos e cooperativas.

 

 A incubação consta de acompanhamento por meio de orientações específicas de  cada  ramo de    negócios.

 

 A conclusão do curso será no mês de dezembro e na oportunidade os alunos irão expor o que aprenderam, durante as feiras inter-comunitárias que devem acontecer nas próprias escolas.

 

 O projeto tem a parceria das secretarias municipal e estadual de educação, Sebrae, Procon e Universidade Federal do Pará.