Santarém - Pará, 15/12/2018 , 12:52:36 - Boa tarde
 
Publicidade


Publicidade

O livro pode ser adquirido por sedex e solicitado a pe. Edilberto
Sena, edilrural@gmail.com ou pelo telefone 0055 93 35231066.

Pagamento via banco Bradesco agencia 0524 C/C 0033059 -0

Morre dom Silvério Albuquerque, bispo emérito de Feira de Santana (BA)
28/5/2013

Faleceu no início da madrugada desta terça-feira, 28 de maio, o bispo emérito de Feira de Santana (BA), dom Silvério Jarbas Paulo de Albuquerque. Por meio de nota, o atual arcebispo de Feira de Santana, dom Itamar Vian, destacou que “dom Silvério foi um  homem de Deus, um bispo prudente, sábio, empreendedor, conciliador, sempre muito firme em defesa da Igreja”.

A seguir, a íntegra do comunicado:

MORRE DOM SILVÉRIO ALBUQUERQUE

Bispo Emérito de Feira de Santana-BA

 
Com muita fé e firmes na esperança, comunicamos a ida para a casa do Pai Celeste de dom Silvério Jarbas Paulo de Albuquerque – 96 anos – bispo emérito de Feira de Santana – BA -. Dom Silvério apresentava saúde debilitada  há algum tempo por causa da idade avançada. Sua morte ocorreu hoje às 01 horas do dia 28 de maio, no hospital Unimed devido à falência múltipla de órgãos.  O corpo de Dom Silvério será velado e sepultado na catedral de Feira de Santana. A Missa com o sepultamento será hoje às 15 horas.

Dom Silvério nasceu em Olinda, Pernambuco no dia 11 de março de 1917, filho de Artur Paulo de Albuquerque e Laura Isaura de Melo Albuquerque. Fez seus estudos fundamentais no Colégio Marista de Recife. Em 1933, seguiu para a Alemanha para completar seus estudos. Em 1937, professou os votos religiosos na Ordem dos Frades Menores. Ordenou-se sacerdote a 30 de maio de 1942 e no mesmo ano foi nomeado diretor do Seminário Franciscano em Ipuarama,  Campina Grande – PB. De 1964 a 1970 foi superior do convento São Francisco, em Salvador. No dia 17 de março de 1970 recebeu a notícia de sua eleição para bispo da Diocese de Caetité – BA onde permaneceu por três anos. De 1973 a 1995 foi bispo da diocese de Feira de Santana.

Dom Silvério, mesmo como bispo emérito, continuou prestando serviços na Secretaria do Arcebispado, fazendo crismas e participando de festas de padroeiros em paróquias da Arquidiocese. Sempre teve um grande amor à Igreja confirmando o lema que orientou seu ministério episcopal: “Sentire cum Ecclesia” (Sentir com a Igreja). Viveu 96 anos, 76 de religioso-franciscano, 71 de sacerdote e 43 anos de bispo. Dom Silvério foi um  homem de Deus, um bispo prudente, sábio, empreendedor, conciliador, sempre muito firme em defesa da Igreja. A biografia de Dom Silvério foi publicada em 2008 no livro “O Campo Arado por Jarbas” do escritor Carlos Kruschewsky.

Agradecemos a solidariedade e as orações pelo descanso eterno desse nosso querido irmão, amigo, religioso, sacerdote e bispo dom Silvério Jarbas Paulo de Albuquerque. Com certeza, ele repetiu as palavras de São Paulo: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Já nada me resta senão receber a coroa de justiça que o Senhor, justo juiz me dará naquele dia” (2 Tim 4,7-8).

 
Feira de Santana, 28 de maio de 2013

Dom Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano

 

Rádio Rural - Todos os Direitos Reservados.

Publica Site: construção e publicação de sites em Santaém e Região Oeste do Pará


 

Para bem visualizar este site, atualize os navegadores